sábado, julho 31, 2010

Preciso de permissão pra ser feliz?

Há coisas que são simbólicas. Unhas, sombrancelhas e depilação fazem parte do universo feminino. Os homens têm seus símbolos também. Ontem, me arrumando para um evento, me dei conta de que estava protelando a pintura do cabelo e de que, há 15 dias, não pintava as unhas. E havia as sombrancelhas também, gritando para serem ajeitadas... Relaxamento? Pode ser, mas, certamente, essa não era a percepção mais importante. Naquele momento, me dei conta do que estava por trás do desse aparente desleixo: um enorme boicote à felicidade. Ou o que a psicologia chama de autossabotagem.
Unhas comunicam:
bossas que invento...
Por que resistimos à felicidade? Há algo de cultural nisso, em alguma associação remota feita entre nobreza e sofrimento, alegria e culpa, liberdade e punição. Não era só a preguiça de ir à manicure, mas uma forma de não me permitir ser feliz, já que o cuidado com o corpo e a aparência, além da busca pelo belo, representa o posicionamento do espaço de cada um no mundo. E, com licença, o meu espaço não é feio nem desleixado. Tem as suas limitações, mas eu não preciso ampliá-las.
Então, porque jogamos contra nós mesmos? Isso é uma história longa e particular. Aprendi muito com um livro chamado Ciclo da Autossabotagem. Cada um tem suas razões, quase sempre inconscientes, para não se permitir ser feliz. E nem adianta pensar em buscar culpados. Ainda que existissem, eles nada resolveriam a nosso respeito. Nesse caminho, o que conta mesmo é a atitude pessoal de cada um quando se percebe cometendo uma sandice contra si mesmo. No entanto, perceber é só o primeiro passo, o mais importante vem depois: na atitude, nem sempre fácil, de vencer a resistência interna e, nesse meu exemplo muito particular e específico, pintar as unhas. E tem mais, claro. Depois de pintar as unhas, o desafio está em continuar a prestar atenção ao que faço comigo mesma, aos meus desejos e ao que anseio comunicar ao mundo. Porque unhas também comunicam!

2 comentários:

Naira Lemos disse...

Querida, bom dia...

Este lance de autossabotagem é uma prática inconsciente e quase que automática. Precisamos mesmo ficar alertas.

Escrevi rapidinho por que tenho que ir correndo ligar pra manicure. =) Obrigada pela dica!

Nem sempre comento, mas adoro seus textos, viu?
Bjos,
Naira Lemos

Anônimo disse...

Bôa tarde querida Monica!
Mais uma bela sacada!Vc é incrivel!rs
Sempre me surpreende!
Acabei de fazer as unhas,e as sombrancelhas,que tambem estavam precisando de retoques... Incrivel como nos sentimos melhor,após!Precisamos e devemos nos amar,em primeiro lugar!
Adoro seu textos.Não dá pra comentar as vezes mas leio todos!
Beijos querida! Dirlene Ramires!Guarulhos

Postar um comentário

Compartilhe o que você pensa sobre o que acabou de ler! Ficarei feliz em podermos "conversar" um pouco!

Web Statistics