sábado, julho 03, 2010

A menina e o pato - Parte I

Não se entendia porque, dentre tantos animais, aquela menina elegera justo o pato para objeto de sua afeição. Onde se via a menina, via-se também o pato, que a seguia como um cão daqueles criados dentro de casa. Quando ia à escola, ralhava com a ave para que ela ficasse dentro da fazenda, mas permitia, feliz, que ele o acompanhasse até o portão. Ela mesma sentia-se um pouco mal ao deixar de lado os outros animais de que cuidava, mas a afeição mútua acontecera naturalmente, valendo-se da pureza e da ingenuidade de animal e criança.
A menina era responsável pelos animais pequenos da propriedade, cuidada pelo pai. Eram três cachorros de raça indefinida, alguns coelhos e galinhas, que ficavam em seus respectivos viveiros. Houve tempo em que o objeto da atenção era um dos cães. Recém-recolhido da rua, o vira-lata conquistou o coração da garota e a acompanhava por onde andava. Mas, como outras relações, essa também foi ficando puída pelo tempo. Gostavam-se, é certo, mas haviam encontrado outros interesses. O vira-lata brincava com as galinhas quase o dia inteiro. As aves pareciam divertir-se com as corridas do cachorro e revidavam com algazarra e pequenas corridas. Enquanto a menina, passava seu tempo com a nova ninhada de coelhos.
Mas o que acontecia desde o último verão atraía a curiosidade dos vizinhos. Era a amizade entre a menina e o pato. O pato era um dentre vários a quem ela alimentava diariamente. Como tudo começou, nem ela mesma saberia dizer. Talvez numa das manhãs em que cumpria suas tarefas diárias. Trocando água, vistoriando e alimentando os bichos. O fato é que o pato aproximou-se e ela deu-lhe um quinhão a mais de ração. Ele gostou e foi ficando por perto, deixando de lado os seus. Daí em diante, o pato não a deixou mais. E ela passou a dedicar-lhe uma atenção especial.
Continua no domingo (amanhã)
* Amigos, volta e meia me aventuro com historinhas, mas fico muito tímida quando penso em mostrá-las. Tomei coragem e, a partir de hoje, publicarei uma delas no fim de semana. Esta já entrou e saiu da tela do meu notebook umas muitas vezes e, por isso, será a primeira da série! Conto com os comentários sinceros.

3 comentários:

Dagui disse...

Sou suspeita pra falar,mas se permitir,vou usar esses contos com meus alunos,posso!?
Um jeito singelo de passar valores...
Muito bom!

Patrícia Gonçalves disse...

Legal, amanhã eu volto!!!

Gostei! O texto fluiu e acabou rápido, fiquei com vontade de ler o restante!

beijo!

Silvio Freire disse...

Quero mais...

Postar um comentário

Compartilhe o que você pensa sobre o que acabou de ler! Ficarei feliz em podermos "conversar" um pouco!

Web Statistics