sexta-feira, julho 09, 2010

Para que mais?

Os excessos têm sido a causa de muitos males. Talvez neles resida a maior parte dos problemas da humanidade atual. Exagero? Não! Basta refletir sobre o que as pessoas têm feito em prol de si mesmas para obterem mais e mais. Em todas as esferas da vida, há quem queira mais e mais. O que ocorre é que, quando se tem mais do que precisa, tira-se algo de alguém. Desequilibra-se uma balança que rege o fluxo da vida. Quando desequilibrada, essa balança dá origem ao caos social que se experimenta hoje.
Que excessos há em sua vida? Eles começam com o simples uso irracional de recursos naturais. Hoje corre-se o risco de habitar-se um planeta desprovido de águas limpas, busca-se novas fontes de energias e vê-se a deterioração de belas paisagens naturais pelos excessos cometidos contra a natureza de onde ainda se extrai mais e mais.
Nas relações humanas, vemos o mesmo tipo de abuso que gera um sentimento corrente de desconfiança. Isso para não falar daqueles que à custa de práticas desonestas, em qualquer proporção - pois não há diferença entre “se dar bem” com um real ou com um milhão - acumulam bens que deveriam estar nas mãos de outros.
Há muito o que se refletir, porque todos nós, em alguma medida, cometemos excessos que contribuem para desequilibrar essa balança pojetada pelo Criador. Se não gostamos das consequências que experimentamos hoje, que tal fazermos nossa parte? Pode ser que perdendo algo estejamos ganhando e contribuindo para um mundo mais fraterno.
* Texto/mensagem enviado por um amigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe o que você pensa sobre o que acabou de ler! Ficarei feliz em podermos "conversar" um pouco!

Web Statistics