quarta-feira, junho 02, 2010

Medo de ir em frente

Todo mundo tem medo de alguma coisa. Uma vez perguntei prum grande amigo, surfista de ondas gigantes, se ele não tinha medo daquele mar tão grande e revolto. Ele me respondeu que sim. Mas que isso não o impedia de buscar continuamente ondas maiores e melhores. O medo injeta nele a descarga de adrenalina necessária pra dar conta do desafio. E ele faz bonito. Na hora que desce a onda só pensa na perfeição dos movimentos... Ele me ajudou muito a entender o medo. Está tudo certo com o medo, o problema é quando ele trava a gente e impede-nos de andar.
Às vezes, quando a gente dá conta daquele medo gigante, enfrentando e olhando bem nos olhos dele, ele ressurge com uma outra cara. Faz parte da vida, dizem. Eu já estava me achando muito corajosa, fazendo careta pros meus medos, quando, de repente, vi um deles se avizinhando. Ele vem com as novidades; o novo ainda me deixa insegura. E, desta feita, confesso que me pegou desprevenida, o que me inquieta ainda mais. Alguém pode ter medo de coisas boas como presentes, amor, generosidade, sucesso?
Não posso responder por mais ninguém além de mim: detectei o medo em situações de confiança e amorosidade com as quais não estou acostumada a lidar. Ele estava escondido, disfarçado com as melhores roupas da tradição, dos bons (ou maus) hábitos e costumes. Mas acabo de reconhecê-lo. E me assustou. Estou me preparando para enfrentá-lo. Por isso, a conversa fica difícil, surgem fugas nobres e eficazes que atendem pelo nome de trabalho, TPM e outros tantos que meu inconsciente ardiloso prepara. Os escudos de proteção anti-vida se fortalecem, a emoção torna-se descuidada.
Ainda não tenho ideia de como vou vencer esse bicho-papão. Estou acuada ante a sua visão e todo o incômodo que essa descoberta está me provocando, às vésperas de completar 43 anos. Talvez justamente por isso, porque estou mesmo prestes a completar mais um ciclo de vida. Pode ser que precise me lembrar de que nunca estamos sozinhos e de que posso ter companhia nessa pequena batalha. Acho que o primeiro passo foi dado. Localizei o dito-cujo. E você, tem medo de que?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe o que você pensa sobre o que acabou de ler! Ficarei feliz em podermos "conversar" um pouco!

Web Statistics