sábado, abril 24, 2010

Xô, preguiça!

Preguiça. Às vezes gosto dela, às vezes não. Quando tudo o que se quer é relaxar depois de um dia intenso de trabalho, acho-a bem-vinda. Mas, quando ela apresenta-se pesada e quase impedindo a gente de se levantar da cama, não a vejo com bons olhos. E tenho reparado que ela nunca vem sozinha, acompanha-se de alguma frustração acumulada, desejos não-realizados, noites mal-dormidas, pensamentos confusos, pequenas decepções e tantas outras “coisinhas” de quem nem nos damos conta. Mas o fato é que ela está lá. E, justamente porque nem sempre consigo perceber que tipo de sentimento abriu a porta para que ela entrasse (sim, poque é preciso abrir a porta para essa senhora), é que tenho tanta dificuldade de mandá-la embora.
Só que ontem consegui encontrar dentro de mim uma forma de lidar com essa preguiça, que deve ter ganho outros nomes pelo mundo afora. Para alguns pode parecer tolo, mas está funcionando com um pequeno esforço. Fecho os olhos, deixando os pensamentos livres para passear em outro lugar que não a minha mente (numa espécie de meditação), e encontro um recanto de paz e alegria. Não é fácil, porque, para os acometidos de preguiça, melhor do que qualquer esforço, é encontrar a ajuda externa que não requer dispêndio de energia. Já experimentei isso também. E gostei. Receber ajuda amiga é sempre uma dádiva, mas não fortalece tanto quanto o esforço próprio de manter-se bem e ativo.
Ter a certeza de que, dentro de mim, há recursos suficientes pra lidar com “preguiças” inesperadas é muito bom. Permite que eu lance mão do poder inerente à minhas essência. Não me livra de novos ataques de preguiça ou de qualquer outro sentimento que dificulte o meu caminhar. Não há como permanecer imune. A certeza, no entanto, de que, com um pequeno esforço e alguma vontade, posso acessar uma parte de mim capaz de reagir, me deixa confiante. Agora, pouco mais de uma hora depois de acordar sem vontade de sair da cama, vou caminhar. E não contarei com o sol para me animar, mas com essa fonte de energia que está dentro de mim mesma. Bom dia pra você também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe o que você pensa sobre o que acabou de ler! Ficarei feliz em podermos "conversar" um pouco!

Web Statistics