domingo, maio 09, 2010

No fluxo da vida...AGORA

“A tarefa de nos tornarmos quem somos nós...” Acabo de ler essa frase no jornal e fiquei me perguntando de onde vem essa obsessão e dificuldade de se viver a própria verdade. Fui tomada de alguma melancolia ao perceber que essa busca é contínua e implica em muitos momentos de abandono, de perda mesmo. Como mudamos a toda instante, estamos sempre nos redescobrindo diferentes e, para continuarmos fiéis a nós mesmos, temos de liberar aquela parte de nós que não nos serve mais. E sempre há dor nessa espécie de amputação. O lado bom é que, ao extirpar a parte necrosada, surge uma nova ainda mais forte e, certamente feliz, que nunca se sabe quanto tempo persistirá como tal, nesse movimento contínuo da vida.
Sempre acho que a arte dá conta muito bem dessa questão, pois exprimindo o potencial da natureza humana o artista alivia a sua dor e proporciona a outras tantas pessoas o encontro consigo mesmo, além do alívio das próprias dores. Os escritos ancestrais, milenares e religiosos estão recheados de referências à morte e renascimento, que devido à constância com que acontecem no decorrer de nossas vidas, deveriam ser processos mais fáceis. Mas acho que são, para aqueles que conseguem perceber a vida como fluxo contínuo e aceitá-la dessa forma. Pensando bem, só há dor da perda se julgamos permanente o que certamente passará. Na vida, tudo é transitório mesmo. Por isso, é difícil de entender essa mania que a maioria de nós tem de achar que nada passará. A beleza da juventude passa, os filhos passam, amigos vem e vão... tudo passa!
Exercitar o desapego, o viver no presente e ater-se ao agora é um aprendizado para a conquista de momentos felizes. Acho um dos maiores aprendizados da vida e, com certeza, tem sido, pra mim, um grande desafio. “Renda-se”, virou palavra de ordem que fico ditando pra mim mesma. E volto-me, algumas vezes, pro livro O Poder do Agora, de Eckhart Tolle, de onde copiei o parágrafo seguinte:
“O que poderia ser mais insensato do que criar uma resistência interior a alguma coisa que já é? O que poderia ser mais insensato do que se opor à própria vida, que é agora e sempre agora? Renda-se ao que é. Diga “sim” para a vida e veja como, de repente, a vida começa a trabalhar mais a seu favor em vez de contra você.”
Acabo de me dar conta de que hoje é dia das mães. Me darei de presente um dia presente! Vivendo somente o AGORA!

Mais sobre O Poder do Agora:
Resenha
Video
No blog:
Simplesmente Agora
No Flickr:
Flores de todas as cores (homenagem às MÃES)

Um comentário:

Ricardo disse...

Lindo seus textos. Tem msn/twitter/email de contato?

Postar um comentário

Compartilhe o que você pensa sobre o que acabou de ler! Ficarei feliz em podermos "conversar" um pouco!

Web Statistics