domingo, janeiro 10, 2010

Simplesmente agora


“O melhor momento é agora.” Quem nunca escutou essa frase ou outras tantas similares? Mas o que deveria ser um estado normal é, pra maioria das pessoas, difícil de ser alcançado. Dizem que a culpa é da agitação cotidiana ou de sermos cada vez mais desejantes. Não importa, o fato é que nem sempre é fácil estarmos verdadeiramente presentes. Muitas vezes, nos prendemos ao passado, pensando em como poderíamos ter feito isto ou aquilo, carregando culpas ou arrependimentos. Ou então ficamos arquitetando o futuro, ansiando pelo que desejamos e nunca sabemos se vai acontecer.
Por que é tão difícil viver simplesmente o presente? Não sei responder a essa pergunta, mas sei que quando estamos presentes somos felizes e que o agora é, de fato, o único momento em que se pode desfrutar da vida.
Em férias, tive uma experiência que gostaria de compartilhar. Nem sempre é fácil desligar-se de imediato, quando nos damos folga. Há situações às quais parecemos gostar de nos prender pelo simples fato de que não as compreendemos ou controlamos. No primeiro dia de férias, estava assim: mente inquieta, querendo estar longe e perto ao mesmo tempo. Aí lembrei do agora e comecei a olhar em volta de mim. Observei o verde das árvores, o céu com suas nuvens multiformes, o mar, as pessoas com toda a sua diversidade e todo o amor que guardam dentro de si. Fui me sentindo parte de tudo o que me cercava e, imediatamente, sintonizei com o presente.
O que senti, em seguida, foi um estado de felicidade meio extático. Adorei! Transbordava de amor por tudo e por todos pelo simples fato de que estava totalmente presente e integrada ao momento presente. Então, fui melhor mãe, mulher e, principalmente, mais verdadeira comigo mesma.
Nos dias que se seguiram, usei o que chamei da “técnica do agora” outras vezes. Sempre com sucesso e alegria. No entanto, ser feliz exige disposição e há dias em que algo, como o calor extremo de hoje, quase me derrota. Fiquei ansiosa esperando pelo momento em que poderia me refrescar e deixei de viver o momento, tamanha a irritação. Acabei perdendo o instante, que agora já me fugiu. Agora, estou em outro momento e terei, sempre, muitas oportunidades de aprender a viver em estado de presença.
* A foto é de Itamambuca (praia/rio), SP.

Um comentário:

C. Araujo disse...

Gostei do ponto de vista sobre o agora,já que as pessoas se acostumaram a premeditarem tudo o que fazer,do mais complicado ao mais fácil!Tentarei usar sua técnica em meu dia-dia!
Abraços e felicidades "agora"!

Postar um comentário

Compartilhe o que você pensa sobre o que acabou de ler! Ficarei feliz em podermos "conversar" um pouco!

Web Statistics