quinta-feira, janeiro 28, 2010

Twitterfriends: amigos imaginários?

Fiz 24h de abstinência do twitter por vontade própria. Sem nenhuma pressão. Minto. Na verdade, eu própria me pressionei a esse distanciamento. Achei que estava ficando dependente. E não me enganei. Sofri. Queria saber das pessoas, das notícias e descobri que há um grupo de relações que só sobrevivem pelo twitter.
Estranho, mas há muitas coisas que só podemos enxergar melhor à distância e com essas relações virtuais foi assim. Será que um tweet é um laço frágil para uma relação? Acho que não há parâmetros para relações dessa ordem. Tudo na rede é novo e quando achamos que estamos dominando a situação, o cenário muda provocando uma contínua necessidade de readaptação.
Não estou na Campus Party de São Paulo, mas gostaria. Acompanhando programação e livestream, a sensação que tenho é de que tudo fervilha por lá. Aí me deparo com um debate nem tão fervilhante assim, com um tópico que já não me parece tão novo. Tudo certo, já que o evento reflete a vida que, numa velocidade nunca antes imaginada, transforma-se todo o tempo. Mas isso não impede que velhas questões retornem à pauta do dia. Tudo muda; meios de relacionar-se, inclusive. No entanto, como na Campus Party, sempre iremos encontrar algo já conhecido travestido com uma aura de novidade. Diante disso, não há o que questionar sobre amizades que existem por causa do twitter. Pode ser que elas transformem-se em uma amizade real. Pode ser que não.
Mas o que é mesmo real? Fui ao dicionário e verifiquei: “que existe de fato; verdadeiro”. Então um twitterfriend não é real? Ora, eu digo que é. Porque, hoje, a internet é parte integrante da minha vida real e eu já me divido tanto, em tantos papéis, que não quero me dividir em real e virtual também. Minha agenda está hospedada na rede, meus amigos de infância e até os filhos conversam comigo pelo msn, twitter e orkut. Como posso não considerar essas comunicações verdadeiras?
Se há pessoas que só existem pra mim através do twitter: ótimo. Que elas sejam reais enquanto o twitter fizer parte da minha vida. Sejam bem-vindas, da forma que for.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe o que você pensa sobre o que acabou de ler! Ficarei feliz em podermos "conversar" um pouco!

Web Statistics