terça-feira, outubro 06, 2009

A música religando tudo


Quando vi a programação das mostras de filmes dedicados à música no Festival do Rio fiquei com dor de cotovelo. Havia filmes que eu sequer sabia que foram lançados sobre artistas cuja obras gostaria de conhecer melhor. E olha que leio os segundos cadernos de vez em quando... Não consegui ver, mas estão devidamente anotados para o circuito ou a locadora. Mas acabei lembrando de um filme que vi acidentalmente em NY, que me arrebatou.

Vi Throw Down your Heart  (www.throwdownyourheart.com) porque estava muito cansada, adoro cinema e... aproveitei para passar um par de horas sentadinha curtindo um festival do IFC. O resultado foi pura emoção. O filme – um documentário bem dirigido e sensível – acompanha viagem do músico Béla Fleck pela África, onde tenta resgatar as origens pouco conhecidas do banjo. A jornada resultou na gravação de um CD com participações especiais de músicos talentosos, mas pouco conhecidos fora de suas aldeias.
O instrumento banjo não é muito popular entre nós, mas me emocionei ao ver a arte transpondo obstáculos como a cultura, a língua e a raça, estabelecendo relações onde só posso dizer que consigo enxergar a presença do amor. Não foi por acaso que o filme ganhou prêmios por aí.

Sem falar de Deus e de religiões, o filme me remeteu aos conceitos de irmandade que ouvimos em tantos discursos. Ver aquele homem branco – Béla é um típico americano em sua aparência – misturar-se a moradores de pequenas aldeias africanas e ser tratado como irmão, comunicando-se muitas vezes quase que exclusivamente através da música, renovou minhas crenças nas possibilidades de um mundo melhor. A música é um caminho. A arte é um caminho. E abrir o coração para as emoções é, para mim, o único caminho. Em Throw Down Your Heart, a música de Béla é a chave para a eliminação de fronteiras de todo o tipo.

É difícil escrever sobre esse filme sem deixar meu coração transbordar, mas me senti parte dele e parte importante do mundo em que estou inserida. De nada adianta ignorar as milhares de aldeias e raças com todos os seus problemas, mas com inestimável riqueza cultural . Eu sou parte de tudo e a prova disso vem através de situações como esse filme de Béla Fleck, que me chegou inesperada e felizmente.

Não há como ficar indiferente ao banjo de Béla, mas também é impossível manter a indiferença diante da africana, quase sem dentes, que faz de seu corpo e de sua boca uma verdadeira orquestra. Não dá pra ignorar homens que fazem da música uma tradição familiar e celebram com ela todos os momentos de sua vida e de seus familiares, do nascimento à morte. Impossível não se emocionar diante de pessoas para quem a música é tão vital quanto a farinha que faz o pão das refeições diárias.

Um comentário:

Gustavo Gitti disse...

Sensacional. To pirando na música que rola no site.

Tem pra baixar aqui ó:

http://thepiratebay.org/torrent/5170824/Bela_Fleck.Throw.Down.Your.Heart.2008.LiMiTED.DVDRip.XviD%28no_rar

Postar um comentário

Compartilhe o que você pensa sobre o que acabou de ler! Ficarei feliz em podermos "conversar" um pouco!

Web Statistics