quinta-feira, outubro 15, 2009

Capacidade de estar só e de amar

Demorei anos para entender Osho. Detestei os primeiros textos a que tive acesso, mas com o passar do tempo, eles foram me ajudando a enxergar questões importantes da vida por um ângulo diferente daquele que me fora ensinado. E isso foi libertador. Recebi hoje esse texto... é sempre bom lembrar que o nosso eixo central está em nós mesmos.
"A capacidade de estar sozinho é a capacidade de amar. Isso pode parecer paradoxal a você, mas não é. Essa é uma verdade existencial. Somente pessoas que são capazes de estar a sós e se sentirem confortaveis consigo mesmas, são capazes de amar, de compartilhar. De ir até o âmago da outra pessoa sem possuí-la, ou sem se tornar dependente do outro, reduzindo o outro a uma coisa, e sem ficar viciado no outro.
Permitem ao outro liberdade absoluta, pois sabem que se o outro for embora eles serão tão felizes como são agora. A felicidade deles não pode ser tirada pelo outro porque não foi dada pelo outro. Então porque eles querem ficar juntos? Isso não é mais uma necessidade, é um luxo! Eles apreciam compartilhar, possuem tanta alegria que gostariam de derramar sobre alguém.
Eles sabem como tocar a vida deles como um instrumento solo. O tocador de flauta solo sabe como desfrutar de sua flauta sozinho. E se ele chega e encontra um tocador de tabla solo, ambos irão gostar de ficar juntos e criar uma harmonia entre a flauta e a tabla." (Osho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe o que você pensa sobre o que acabou de ler! Ficarei feliz em podermos "conversar" um pouco!

Web Statistics