quinta-feira, março 04, 2010

Receber "presentes" dá trabalho

Quando era adolescente, frequentadora e atuante em grupos jovens da Igreja Católica, havia uma frase bíblica que me intrigava: “Portanto, todo aquele a quem muito foi dado, muito lhe será pedido”. Carregava um culpa enorme, ainda jovem, e achava que estava sempre devendo alguma coisa. Essa culpa já não me pega mais. Tenho aprendido a acolher o que recebo com gratidão e amor, mas o aprendizado é constante e, por isso, resolvi compartilhar esse momento em que tenho recebido muitos presentes.
O fim de semana foi repleto de experiências maravilhosas, coroadas com boas notícias na segunda-feira. Uma excelente oportunidade profissional, uma transformadora experiência espiritual e um encontro com amigos que, literalmente, parecem ter caído do céu. O que mais alguém pode querer? Cheguei a dar um passo atrás e perguntar se eu, de fato, merecia tantas dádivas. Simplesmente, agradeci. Mas comecei a perceber que nenhum dos presentes que havia ganhado traduzia-se em facilidade: eu também tenho que fazer a minha parte.
Se na área do trabalho, a oportunidade é boa, traz consigo a necessidade de acompanhamento constante e de muito empenho, muito mesmo. Ao que tudo indica, terei pela frente um grande desafio que me fará perder, inclusive, alguns dos meus amados fins de semana. A experiência espiritual, uma aproximação importante de energias muito fortes, precisa de cuidados contínuos para sua manutenção. Todos os dias tenho que vigiar meus pensamentos para poder usufruir dessa proteção, porque basta mudar meu humor, permitindo que minha mente atribulada sobressaia com sua torrente de pensamentos, para que eu me afaste dessa energia elevada. Com os amigos, a mesma coisa: não há relacionamento sem uma dedicação mínima e isso demanda abertura de espaço na agenda, ouvir quando quero falar e falar quando quero silenciar.
Por isso tudo, lembrei-me da frase da minha adolescência. Não tenho dúvidas: tenho recebido muitos presentes porque mereço cada um deles e estou disponível para acolhê-los, mas nenhum deles torna minha vida mais fácil. Aliás, à primeira vista, acontece exatamente o contrário. Tenho tido dias bem difíceis cheios de lições de vida, momentos em que penso até em retroceder por achar que não darei conta de cuidar dos meus “presentes”. Para apropriar-me de algumas dádivas do Universo é preciso coragem e determinação e essas são qualidades cuja aquisição ainda estou processando. Fico confusa algumas vezes, mas sinto muito amor em tudo o que tenho recebido e sei que essas aparentes dificuldades fazem parte do “pacote” preparado sob medida para atender à minha busca de uma vida mais plena, verdadeira e feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe o que você pensa sobre o que acabou de ler! Ficarei feliz em podermos "conversar" um pouco!

Web Statistics