segunda-feira, março 14, 2011

Sonhar, mas um sonho possível

“Sonhos são totalmente realizáveis? Ou servem apenas para ficarem na mente?” A pergunta foi feita por uma jornalista, em entrevista sobre o workshop Diário do Futuro, que idealizei em parceria com o amigo Fabio Betti. Não pensei duas vezes antes de responder: “Só quem sonha realiza.” Quando afirmo isso, me refiro a tantas provas que já tive, em minha vida e na de amigos, de que nossos pensamentos são poderosos instrumentos, capazes de trabalhar contra ou a favor de nossas próprias realizações.
Mas quem faria mal a si mesmo? Qualquer pessoa que não consiga vigiar seus pensamentos o tempo todo. Assim como eu e você. Se a maioria de nós não consegue pleno domínio das “minhocas” que passeiam em nossa mente, pelo menos podemos – como pessoas comuns – ampliar nossa consciência acerca delas. Quanto mais presença tivermos em nossas vidas, mais protegidos estaremos do poder malévolo dos pensamentos. E poderemos, usá-los a nosso favor.
Quantas pessoas que você conhece que mantêm vigilância constante sobre os pensamentos arredios? Eu não conheço uma, mas isso não ameniza meu desconforto quando me dou conta que estou jogando contra mim mesma. Quase esqueço que sonhos se materializam não porque sou uma boba romântica, mas porque, quando os acredito reais, canalizo para eles uma energia criadora capaz de transformá-los no que chamamos de realidade.
E foi assim que me dei conta de que estava quase desistindo de um sonho. Aceitei quando me disseram que sonhava um sonho impossível. Fiquei triste, mas me resignei. Faz parte da vida. E nesse conflito interno, ao qual estava totalmente alheia, senti minha própria energia ruir. A mente briga em silêncio e quando escutamos algum som, o estrago já foi feito. Percebi a tempo de reverter a luta e recuperar minha melhor posição. Não sei porque, mas, nessas ocasiões, percebo ter mais facilidade de acreditar em “não” do que em “sim”. É, minha amiga jornalista, sonhos são totalmente realizáveis, mas você tem que acreditar de verdade neles!

Um comentário:

Silvio Freire disse...

Sem esquecer do Painel de Sonhos pregado bem perto do seu nariz.

Postar um comentário

Compartilhe o que você pensa sobre o que acabou de ler! Ficarei feliz em podermos "conversar" um pouco!

Web Statistics