sábado, novembro 10, 2012

Gente grande!


Dizem que quem é grande não chora. Não é meu caso! Cresci, mas sou capaz de verter lágrimas por conta de uma simples flor, ou por causa de um mal-entendido qualquer. Choro solto, como sempre chorei. Sem que, nem porque, me derreto. Não sou comedida. Não é da minha natureza. Se gosto, vou fundo e desconfio (muito) das restrições. É por isso que resisto quanto posso às dietas. Gosto de muito.
Mas há algo pior, que pensava não afetar gente grande. São as gafes! Cometo gafes infantis, daquelas típicas dos pequenos que se esquecem filtrar o que dizem. Não é sempre, mas há momentos em que as palavras saltam de mim e quicam como aquelas bolas de borracha. Quando me dou conta, tão quicando em algum lugar, quando não em mim. E tem mais coisa que me faz esquecer que cresci, e que já até envelheço: o brilho nos olhos. Não consigo difarçar quando algo me encanta. E me encanto com as coisas mais simples: uma poesia, uma cor, uma palavra, um sorriso, um olhar... É assim, mobilizo-me e meu olhar não me poupa e, se insatisfeito de brilhar, transborda, umedece como a me desafiar, revelando-me sem pena.
E ainda há coisas que poucos sabem, especialmente quando percebem os meus arroubos. É que não tenho mais medo. Não me encolho pelos cantos, nem espero que alguém venha me empurrar para que eu siga meu caminho. Ganhei pernas. Corro ou caminho, do jeito que posso e na direção que quero. Volto quando é preciso e, alguma vezes, vou além: lanço-me em distâncias mais ousadas, correndo riscos enormes diante de jornadas que jamais pensei empreender.
Virei essa coisa meio disforme: alma de criança, pernas de adulto, num corpo que não me deixa esquecer que o tempo passa. Um conjunto desconcertante de risos e choros, erros e acertos, que parece querer sempre aprender mais alguma coisa. E o mais estranho é que tenho um orgulho enorme desse descompasso. E dessa coragem de seguir, mesmo que às vezes não saiba exatamente para onde.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe o que você pensa sobre o que acabou de ler! Ficarei feliz em podermos "conversar" um pouco!

Web Statistics