segunda-feira, fevereiro 28, 2011

O poço e o fosso estão por toda parte!

Uma noite mal dormida, uma palavra mal dita, uma cara feia qualquer... Tudo pode ser motivo para transformar o nosso dia em algo tenebroso. Mas o inverso também é verdadeiro: um sorriso, uma mensagem, um telefonema para perguntar se está tudo bem, uma flor... Há também muitos motivos para retomar o caminho de onde se parou e continuar a jornada da vida com alegria.
Eu nem sabia o que havia acontecido ou não. Só sei que esperava, mas o que quer que fosse que eu esperava não aconteceu. Canalizei minhas melhores energias, ainda que sem saber, porque a ausência de qualquer expectativa permeava meu discurso. Só não estava no meu coração. Sabia e agia como tal, mas não sentia assim. E aí, brigando comigo mesma, desconsiderando uma parte importante de mim, a das emoções, me vi no fundo do poço. Sobrou pouco da moça forte disposta a quebrar todos os paradigmas que encontrasse pela frente.
Quando me dei conta de onde estava, pedi ajuda. E, de novo, tive que me deparar comigo mesma. Não adiantava gritar por quem não me escutava. Pedir ajuda é um ato nobre. Só quem se reconhece e sabe onde está pode gritar por socorro, mas ele nem sempre vem de onde desejamos ou esperamos. Novamente, vi ruir minhas expectativas. A ajuda chegou: na voz que só desligou o telefone depois que eu me acalmei, na vibração de amigos, numa frase bonita e encorajadora no messenger. “Ao invés de procurar entender a natureza dos outros, tente refletir sobre a sua: erros que se repetem, pontos negativos que podem ser melhorados, padrões que se repetem com resultados que não lhe agradam.”
Não há jeito. Lembrei da música de Gilberto Gil: "é preciso estar atento e forte". E o motivo por que escrevo isso não é para me lamentar, mas para abraçar as pessoas que me escrevem com queixas semelhantes. Há fossos e poços por todo lado, caímos neles com nossas próprias pernas, ainda que não percebamos os movimentos que nos levam a essas escolhas. Conseguimos ajuda, e ela chega de todos os lados, mas o impulso de sair do lugar onde estamos terá que ser nosso.
E se compartilho esse momento em que esqueço até da compaixão comigo mesma, porque me cobro uma atitude mais positiva diante da vida, é porque, muitas vezes recebo e-mails e desabafos de pessoas que também sentem estar em um lugar para onde jamais gostariam de ter ido. Foram, assim como eu, com suas próprias pernas e, muitas vezes, ficam a espera de um salvador que não chega nem chegará! Nem sempre escolhemos esses ajudantes queridos, que nos cercam das mais variadas formas. Recarregam nossas energias, mas não podem fazer mais que isso.
Para cada dia que não é fácil, haverá um sem número de outros muito melhores. Eu só tenho a agradecer a todos os seres que cruzam meu caminho nos dias em que estou mais cansada, com um carinhoso "cuide-se", deixando-me com o meu melhor embate. Eu me perdôo por não ser tudo o que eu idealizei de mim e eu sou grata ao Universo por cada oportunidade de aprendizado. Sou grata por poder me aproximar de pessoas amorosas e generosas, sou grata por aprender cada vez mais e sempre e, principalmente, por esse espaço virtual onde posso dividir com pessoas, que assim como eu, visitam os poços da vida aqui e acolá. Sempre saimos, se não desistirmos!

Divino Maravilhoso, na voz das Chicas (É preciso estar atento e forte...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe o que você pensa sobre o que acabou de ler! Ficarei feliz em podermos "conversar" um pouco!

Web Statistics