quarta-feira, novembro 16, 2011

A energia das mulheres no Circuito Vênus de corrida

Circuito Vênus - Aterro do Flamengo
Lá estava eu em meio a um monte de mulheres. Era minha primeira corrida e aquela energia de mulheres de todos os tipos, idades e cores fazia a diferença. Dizem que quando a gente decide trilhar um caminho, basta dar o primeiro passo e o Universo se encarrega de nos impulsionar. Eu acredito. Há anos queria participar do Circuito Vênus de corridas, mais motivada pelos brindes e pela estrutura do evento, todo voltado para mulheres, do que pela corrida em si. Este ano, não só participei, como inaugurei com ele minha história de corridas de rua. Tudo isso, por si, já é bom demais, mas não evitou que durante a corrida eu refletisse sobre o que isso representa em um ano em que retomo meu trabalho com mulheres.
Eu e minha medalha de participação
Digo retomar, porque, há mais de 20 anos, tentei fundar uma Pastoral de Assistência à Mulher (PAM) na igreja católica que frequentava. Lembro-me muito bem que criei toda a documentação da PAM em um velho computador que usava o processador de texto Carta Certa. A pastoral existiu durante um tempo com atendimento jurídico, mas depois extinguiu-se. Havia poucos voluntários e eu trabalhava, estudava e já cuidava de filhos.
Pra mim, o interessante é perceber que há caminhos dos quais não se consegue fugir. Atualmente, começo a retomar o trabalho com mulheres, maravilhada pelos resultados que temos alcançado em grupos de coaching. Animada por esses empurrões que recebo do Universo, tenho aperfeiçoado a metodologia e começo a divulgar esse novo pedaço do meu trabalho. A medida em que, de alguma forma, contribuo com o fortalecimento da energia das participantes do grupo, sinto que fortaleço a minha própria energia.
E isso tem tudo a ver com o que experimentei naqueles 5 km de percurso e em toda a programação do evento. Mulheres sós acompanhavam-se, trocando ideias e dicas sobre tudo, inclusive corridas, nas filas para os serviços oferecidos pelos patrocinadores. Maridos, namorados e filhos vibravam não só pleas mulheres que acompanhavam, mas por todas as demais. Emocionei-me ao ver alguns homens acompanhados de crianças gritando por todas nós na reta final. Havia acompanhantes que fotografavam, corriam junto, incentivavam, seguravam filhos, mães acompanhando filhas e filhas acompanhando mães, e isso só aumentava a energia daquele grupo, em que o feminino manifestava-se intensamente. Tenho certeza de que todas chegamos ao final mais fortes, felizes, energizadas por aquela onda feminina, exatamente como acontece após as reuniões dos grupos de mulheres!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe o que você pensa sobre o que acabou de ler! Ficarei feliz em podermos "conversar" um pouco!

Web Statistics